top of page
Buscar

A Casa Casulo, UM NOVO MORAR!



No início dos anos 80, Faith Popcorn (conhecida como "The Nostradamus of Marketing"), detectou uma mudança profunda na maneira como as pessoas viviam suas vidas. Ela cunhou o termo “Cocooning”, que significa a necessidade de se proteger das duras e imprevisíveis realidades do mundo exterior.


Hoje, mais do que nunca, estamos vivendo um momento em que nossas casas estão se transformando em casulos que rapidamente se adaptaram ao novo estilo de vida que nos foi imposto. Nosso lar agora é: home-office, academia, restaurante, estúdio de arte e espaço para lazer e divertimento. Com certeza é o nosso marco zero para telas, aplicativos, streaming - nosso novo mundo. A casa mudou, virou um retiro e uma área de segurança, mas está conectada globalmente. Todos nós estamos desejando um estilo de vida mais simples e menos estressado.


O Covid-19 está reescrevendo para sempre como será nossa casa. O vírus que se espalhou pelo mundo não foi uma pausa, foi uma mudança acelerada para o futuro! Não preciso nem dizer que as razões para sair de casa vão diminuir, pois o nosso lar será o nosso mundo. Acreditem no que eu vou dizer agora, no pós-pandemia, qualquer um que não estava familiarizado com delivery vai estar e nossa casa será mais limpa do que antes, pois o álcool gel estará sempre pertinho da gente. Não tem como fugir disso!


Muito em breve todos nós teremos uma área de chegada para colocar casacos e sapatos, que pode ser feita tanto em espaços construídos quanto em novas peças do mobiliário. E as plantas entrarão em nossa casa sem pedir licença. Vamos nos lembrar das plantas da casa da vó e das hortinhas no fundo do quintal, e elas também entrarão nos apartamentos em vasinhos. O verde ajuda a humanizar os ambientes!


A casa terá mais iluminação natural e será mais ventilada, pois isso representa saúde e higiene! Em nosso casulo, os materiais mais confortáveis vão ganhar destaque: algodão, linho, suede e chenile. Quem não ama os tecidos e as tramas que nos remetem ao aconchego e deixam a casa com uma atmosfera mais acolhedora? O chenile é um convite para os dias de descanso e o suede é um tecido macio, muito confortável e que possui aquela textura aveludada agradável ao toque. Isso sem falar que o suede também é muito resistente, durável e está disponível em inúmeras opções de cores e estampas. A casa será muito valorizada!


O Covid-19 nos forçou a parar para pensar como vivemos e o resultado é que estamos nos conscientizando que precisaremos ter em nossa casa um espaço para relaxar, fazer meditação e encontrar o silêncio para acalmar a mente. Aqui entra o tapete como um item de decoração que será muito valorizado, pois ele é capaz de conferir extremo conforto aos ambientes. Força total nas texturas que nos abraçam!


Você já pensou que o banheiro será o nosso spa? Vamos fazer do banho um momento muito especial, onde poderemos usufruir dos benefícios da aromaterapia para revitalizar nosso corpo e equilibrar as emoções.


A vida mudou e a casa acompanhou essas transformações! A prova disso é que inúmeras empresas fabricantes de móveis e arquitetos começaram a refletir profundamente sobre o assunto. No projeto Janelas CASACOR, vitrines espalhadas pelo Brasil materializam a casa pós-pandemia na visão de profissionais que terão como desafio alguns questionamentos que fazem parte da vida de todos nós. O que mudou em nossas vidas e em nossos lares com o novo coronavírus? Quais são nossas novas necessidades e anseios? Tudo será digital ou ainda resta espaço para o contato?


Arquitetos e designers de todo o Brasil vão criar vitrines que forneçam um olhar sobre os desafios do morar na pandemia. A edição de Brasília está marcada para acontecer em Outubro. Já estou ansiosa pra ver!


Nossa casa, nosso casulo! É nesse espaço que encontraremos paz e sossego para continuarmos nossa jornada e vivermos nosso dia a dia. Precisamos seguir em frente trabalhando, produzindo e estudando. Nossa vida não pode parar e nossos ambientes vão traduzir essas transformações. Nosso olhar para a casa vai mudar, vamos buscar o equilíbrio entre às demandas da vida moderna e o que é essencial para nossa existência.


Por Val Dantas

Designer de interiores, empresária

e criadora de conteúdos especializados

para as áreas de: Moda, decor, lifestyle e table decor.




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page