top of page
Buscar

Astrofotografia,AS MARAVILHAS DO NOSSO UNIVERSO

Pelo olhar de um observador.


Astrofotografia como o próprio nome diz é fotografar astros, astros presentes em nosso céu seja durante o dia ou principalmente à noite e aqui vamos dar algumas poucas informações e com linguagem também simples evitando entrar em detalhes técnicos que normalmente este tema necessita.


Na astrofotografia amadora, além de técnicas bem apuradas, dedicação e muito estudo, precisamos de equipamentos mas no inicio podemos usar alguns bem simples e acessíveis a se depender do resultado que se busque. Este tema é bem difundido entre amantes da astronomia e astrônomos amadores no mundo todo, existem sites e fóruns especializados muito bons que podem ser encontrados com uma busca rápida na internet.

Podemos dividir a astrofotografia entre fotos do sistema solar, como fotos de planetas, sol, lua, etc.


Na Astrofotografia de céu profundo temos as de nebulosas, aglomerados de estrelas entre outros. Já as de campo aberto seriam fotos de constelações, parte de nossa galáxia, etc.


De forma bem simples e resumida isto seria astrofotografia e interessados em iniciar este “hobby” tão prazeroso podem usar técnicas e equipamentos simples, evoluindo, melhorando técnicas e adquirindo equipamentos mais específicos, desta forma serão capazes de se surpreender tirando fotos muito boas em nosso próprio quintal.



Acima, uma foto de nossa lua feita por um celular acoplado a um telescópio, equipamento relativamente simples. Técnica simples, apenas um frame (foto) feito com o celular e leve tratamento da imagem, o tempo estimado para captar e tratar esta imagem foi por volta de alguns minutos



Acima temos júpiter fotografado em duas tomadas de aproximadamente 40 minutos entre elas, podemos ver o trânsito da lua Europa e sua sombra frente ao disco do planeta. Foto feita através de filme de 3 minutos cada tomada, extraindo os frames deste filme e empilhando em software específico.


Ainda dentro do amadorismo, podemos ir além com telescópios, câmeras e filtros específicos e tendo assim maior qualidade de imagem, aqui um exemplo da nebulosa cabeça de cavalo.

Este tipo de astrofotografia, exige uma técnica mais apurada, uma certa dedicação e equipamentos específicos, visto que cada frame tem 3 minutos e a montagem do telescópio precisa seguir precisamente o objeto não permitindo que a rotação da terra prejudique a captação, evitando assim problemas na imagem e isto é feito por um guider que segue uma estrela previamente escolhida e corrigindo a cada 0,5 segundos a trajetória do equipamento.



Foram tiradas por volta de 80 fotos com exposição de 3 minutos cada, em diferentes filtros LRGB, empilhadas e tratadas, perfazendo um total de aproximadamente 4 horas de captação de imagem.



Acima temos uma técnica com filtros de banda estreita. Foram tiradas por volta de 100 fotos com exposição de 3 minutos cada e em diferentes filtros Ha, OIII, SII, empilhadas e tratadas, perfazendo um total de aproximadamente 5 horas de captação de imagem.


A astronomia é conhecida como a mais antiga das ciências, ou seja milenar, já a astrofotografia é bem mais recente por volta 180 anos e creio ser um processo natural de alguns astrônomos amadores que gostam da astronomia, e além do prazer de observar objetos que estão a milhões de anos luz de nós, nasce o desejo de registrar estas imagens e ter a oportunidade de incentivar outros, mostrando o quão imenso e maravilhoso é o nosso universo.


Por: Eng. Celso Cisotto

Astrofotógrafo (amador)

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page