Buscar

Como funciona a MICROFISIOTERAPIA?



A Microkinesitherapie (micro = pequeno; kinesi = movimento; therapie = tratamento), ou, em português, Microfisioterapia, é uma técnica francesa que proporciona a cura através de toques na pele. Criada pelos osteopatas Patrice Benini e Daniel Grosjean e baseada nos estudos da Filogênese, Ontogênese, Física Quântica e na embriologia, a Microfisioterapia consiste em investigar marcas de eventos traumáticos que ficaram impressos no corpo, gerando disfunções físicas e/ou psíquicas e ajudar a desencadear mecanismos de autocorreção para reprogramar a memória celular dos traumas físicos, psíquicos e tóxicos, que ficaram registrados no organismo.


A Dra. Silvia Pauleto, uma das pioneiras da técnica no Brasil, explica que nos estudos das diferenciações dos folhetos embrionários, compreende-se que o conjunto do ectoderma é responsável tanto pela formação da pele quanto pela formação do sistema nervoso do corpo humano, e por conta dessa mesma origem celular, a pele e o sistema nervoso possuem uma conexão. Uma analogia que ela utiliza para explicar tal conexão, é imaginar que o sistema nervoso seja um computador e a pele, um teclado. Por meio do teclado, acessa-se o computador, e por meio de toques na pele, as informações que estão registradas no sistema nervoso. É através dos mapas corporais, baseados nas migrações celulares que a técnica atua, por meio de toques sutis em pontos específicos, guiados por esses mapas.


Seguindo com as explicações, a fisioterapeuta elucida:

“Uma situação conflitante tem cinco características: 1) é dramática; 2) inesperada; 3) sem solução; 4) sem entendimento e 5) vivida em solidão. Quando vivemos um momento como esse, ele é captado pelos nossos órgãos dos sentidos: olhos - ouvidos - nariz - boca e pele, o maior órgão sensorial do corpo humano. O momento conflitante nos causa imediatamente uma sensação física, que varia de pessoa para pessoa. Pode ser um nó na garganta, um frio na barriga, uma dor de estômago; ou até mesmo pode ser imperceptível, mas de qualquer forma, acontece. O que importa entender é que o primeiro registro do conflito acontece no corpo físico e só depois dessa sensação corpórea, é que vem a emoção, gerada pela situação como medo, raiva, tristeza, entre outras.


Para nos proteger, o cérebro consciente (correspondente à apenas 5% da nossa atividade cerebral) “pega” essas emoções e “joga-as” para um lugarzinho bem escondido no cérebro inconsciente, responsável pelos outros 95% da atividade cerebral; ou seja, “joga para debaixo do tapete”.


Depois disso, entramos em padrões de pensamentos do tipo: “não vou mais pensar nisso”; ou, “focarei em outra coisa”; e ainda, “deixa para lá”.... e a vida segue. Contudo, um novo conflito pode funcionar como um gatilho, para acionar as informações que estavam escondidas no inconsciente, potencializando as emoções do atual momento e desencadeando as enfermidades físicas e emocionais. Com os toques específicos da Microfisioterapia, as informações conflitantes que deixam o corpo sem vitalidade, são identificadas e reprogramadas. A resposta está no corpo, como também, o inconsciente. Dessa forma, é dada ao inconsciente, uma nova chance de se ajustar a uma situação conflitante que não foi bem trabalhada e resolvida no passado. Assim, os processos da auto regulação e da auto cura são estimulados e o corpo vai se ajustando e ganhando mais vitalidade.”


Segundo a Dra. Silvia Pauleto, você deve procurar a Microfisioterapia quando se encontrar em uma situação na qual não haja a “sensação de bem-estar”, pois esse é um indício de que o corpo e a mente não estão equilibrados. A técnica é indicada para patologias físicas como alterações musculoesqueléticas, gastrointestinais, cardiorrespiratórias e alergias; e patologias psíquicas como síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, depressão, entre outras. Além disso, por ser uma terapia não medicamentosa, não possui nenhuma contra indicação, e pode ser aplicada em todas as pessoas, de todas as idades.


Por: Dra. Silvia Pauleto

CREFITO 12.129-F

Especialista em Microfisioterapia

Graduação em Fisioterapia – UNIMEP

Pós-Graduação em Ortopedia Traumatológica – UNIABC

Pós-Graduação em Terapia Manual – CESUMAR

Equilibration Neuro Musculaire, François Soulier / França




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo