top of page
Buscar

Audi Q8: um SUV de respeito e de muita tecnologia.

Atualizado: 15 de mai. de 2020



O novo Audi Q8 chega ao Brasil como uma das estrelas da marca alemã. O modelo, completamente novo na linha de produtos da Audi, combina o melhor de dois mundos – a elegância de um Coupé de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração e design marcante fazem do Q8 o melhor SUV do mercado. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 220 milímetros, o SUV Coupé pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990,00 e já está disponível nas concessionárias. Motor eficiente: o 3.0 TFSI O SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h. A nova “cara” da família Q: o design externo O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva da Audi com seus contornos fortes e superfícies atléticas que se convertem em uma sensação de poder e sofisticação. O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante coupé de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte e ecoa a inspiração esportiva de um ícone da marca: o quattro original. Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva. Graças às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos – a linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto. A linha de teto apresenta suave queda na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos – alusivos ao Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma aparência atlética, conectando elegantemente nas caixas de roda. Na traseira, um elemento estreito de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas. Essa é uma nova característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no quattro original. Para os faróis, tecnologia Full LED e desenho exclusivo. As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. A lanterna tem design similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade. Simplicidade é o novo premium: o design interno O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. O console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo do cuidado com os detalhes da Audi.


Claros e distintos: controles e displays.

Outra novidade introduzida pelo Q8 é a presença de dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. Além de tudo isso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial para transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo. Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação. O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen que entrega som 3D com a mesma acústica nos assentos dianteiros – o item está disponível na versão Perfomance Black. Esportivo off-road: tração quattro e suspensão a ar Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração. Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas. Versátil, esportivo e elegante: conceito de espaço e dimensão Com 4.986 milímetros de comprimento (entre-eixos de 2.995 milímetros), 2.190 milímetros de largura, 1.705 milímetros de altura e altura do solo é de até 220 milímetros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. Seu grande compartimento de bagagens é ideal também para longas viagens. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. A tampa traseira pode ser operada eletricamente e também conta com abertura e fechamento por um gesto com o pé Preços, versões e opcionais O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990,00 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990,00, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.




13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


rw-alves
May 15, 2020

teste

Like
bottom of page